sexta-feira, 31 de julho de 2015

Todos os bons casamentos exigem honestidade e discrição de ambos. Tanto esposo como esposa deverá empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Efésios 4:25, Colossenses 3:9). Bons casamentos dependem da confiança e uma mentira descoberta destrói essa confiança. A esposa que descobre que seu esposo mentiu para ela em um assunto imaginará que ele no futuro estará mentindo também sobre outros assuntos. Mesmo que ele esteja falando a verdade. Infelizmente, aqueles que praticam o engano com frequência acreditam arrogantemente que são muito inteligentes para "serem apanhados". O mentiroso pode frequentemente cobrir seu engano por algum tempo, mas as mentiras costumam serem descobertas. A esposa que esconde informação de seu esposo está também praticando o engano, uma forma de desonestidade. A suspeita que resulta quando o engano é descoberto ameaça a bela intimidade possível num casamento. Caso você haja assim, ore e peça a Deus que te ajude a falar a verdade sempre e fazer com que seu amor volte a confiar em você. Não há nada melhor que o tempo para contornar esses problemas

Pode-se sentir certa nostalgia de início, mas ganhará uma nova energia e vontade de amar ao recordar esses momentos. Lembre-se que momentos difíceis sempre haverá, mas são necessários para fortalecer o amor. Com sabedoria e paciência eles serão enfrentados e vencidos.

terça-feira, 28 de julho de 2015

#7 Coisas para se lembrar quando você estiver com o coração partido


[Você tem muitas pessoas que amam você e um Salvador que prometeu nunca deixá-lo nem desampará-lo. Não perca a esperança. Deus vai ajudá-lo a passar por isso.]
1. Deus tem um plano
Deste lado do céu, nós provavelmente não veremos como cada pedacinho da nossa vida está sendo unido para criar algo belo, mas a fé nos dá a força para acreditar nas promessas de Deus, mesmo quando a vida parece não fazer sentido.
2. Tenha um tempo para se lamentar (mas não muito)
Às vezes pensamos que o choro é um sinal de fraqueza, mas eu vejo lágrimas como um dom que Deus nos dá para nos ajudar a processar a dor de uma forma única. Não há problema em chorar e lamentar, mas não fique no processo de luto por muito tempo, porque a dor é como uma sauna… Permanecer nela por períodos curtos pode ser saudável, mas ficar lá por muito tempo pode ser perigoso.
3. Toda dor é temporária
Esta temporada difícil pela qual você está passando é uma fase temporária. Pode parecer que ela irá durar para sempre, mas isso vai passar. Não perca a esperança.
4. Deus não está distante de nossa dor
Para mim, um dos versos mais reconfortante na Bíblia é o verso mais curto de todos. Ele diz: "Jesus chorou." Essas duas palavras me dão esperança, porque eu sou lembrado de que temos um Salvador que não está distante de nossa dor.
5. Você pode não "superar" isso, mas você vai conseguir passar por isso
Algumas tragédias deixam feridas que nunca cicatrizam totalmente deste lado do céu, mas mesmo que você sempre tenha uma cicatriz disso, Deus vai ajudá-lo a passar por isso e trazer cura e esperança. Dê a Deus as partes quebradas de seu coração, e Ele vai criar algo belo com elas ao longo do tempo.
6. Você se tornará mais forte com isso
Nos sentimos fracos quando estamos com essa dor, mas na verdade estamos cada vez mais fortes à medida que a suportamos. Uma das únicas coisas que podemos experimentar nesta vida que não poderemos experimentar no céu, é a dor e o crescimento que vem com ela.
7. Você não está sozinho
O luto nos faz sentir sozinhos e isolados, mas esses sentimentos são uma ilusão. Você tem muitas pessoas que amam você e um Salvador que prometeu nunca deixá-lo nem desampará-lo. Não perca a esperança. Deus vai ajudá-lo a passar por isso.  #DaveWillis


Fale livremente e abertamente.
Sim, a verdade pode magoar, mas se você assumir a responsabilidade pelas suas palavras e falar de forma respeitosa para o outro, a sinceridade e honestidade expressa na sua mensagem irá sobressair. A outra pessoa irá apreciá-lo profundamente por isso.
Esta abordagem irá permitir aliviar a tensão emocional, mas igualmente promover o entendimento mútuo. Tenha paciência e calma.
O segredo para resolver conflitos no casamento é saber o que será feito a respeito. Então, se você está passando por uma divergência em seu relacionamento, seja ele qual for, desde a criação dos filhos até a falta de dinheiro, perguntem-se: O que faremos a respeito? Nesta hora o que menos importa é a emoção, sejam racionais e busquem a solução.

#CASAMENTO‬


O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” 
Como devem os maridos tratar as suas esposas? A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” 
Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” 
Como devem as mulheres tratar os seus maridos? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” 
Significa isto que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” 
Que conselho Bíblico proíbe o abuso físico e verbal? A Bíblia diz em Colossenses 3:19 “19Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” 
Para ter um bom casamento, resolvam as vossas diferências imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” 
Faça com que a relação esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” 
Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o casamento? A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” 
Que mandamentos deu Deus para proteger o casamento? O séptimo e o décimo mandamento. A Bíblia diz em Êxodo 20:14, 17 “Não adulterarás. … Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” 
Qual é a única razão válida que Jesus deu que permite o divórcio? A Bíblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” 
Quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.” 
Que instrucções dá a Bíblia sobre com quem nos devemos casar? A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? “ 
O romançe e o sexo recebem as bençãos de Deus quando usados dentro do casamento. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 “Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.”
Se você está pensando em se casar deve estar bem ciente da sua decisão. Um casamento não deve acontecer pelo fato de você estar se sentindo triste, ou sozinh@, ou por medo de ficar só, ou por que não agüenta mais morar com seus pais, ou por falta de sexo, ele deve acontecer após uma decisão certa e madura. Não deixe que suas emoções @engane. -‪#‎VivianneFranncys‬
O noivado é uma escola para o casamento
Para muitas pessoas, o noivado é um tempo de preparar as festividades do casamento
Os casais se tornam noivos quando têm a data do casamento agendada, mas noivado é muito mais que isso, é um momento que o casal tem de amadurecer a sua consciência para as exigências e a realidade do matrimônio. É um momento de aterrissar nos desafios que um relacionamento a dois vai impor aos noivos.
Por isso, é preciso fazer do noivado um momento de grande diálogo, conhecimento mútuo e decisões, inclusive no campo financeiro e material. O magistério da Igreja, no documento “Preparação para o Sacramento do Matrimônio”, do Pontifício Conselho para a Família, chama esse momento de “preparação próxima”. O tempo do noivado, que vai incluir a preparação da liturgia do matrimônio e outras coisas, é chamado por esse documento de “preparação imediata”.
É preciso fazer desse tempo um momento de preparação para a nova realidade do casamento, da família e do relacionamento a dois. Quem casa está assumindo a proposta de vida de Jesus Cristo, inclusive uma instituição cristã. Então, antes de assumir esse compromisso, é preciso entender muito bem o que se está assumindo: o que é um matrimônio, o que é uma família cristã, o que é o relacionamento a dois dentro dessas realidades. Um grande erro e causa de nulidade da validade de muitos matrimônios é justamente a falta de conhecimento da realidade do que se está assumindo. Casar, sem fazer essa preparação, é como assinar um contrato sem ter a menor ideia do que ele diz, sem lê-lo. Na hora que a pessoa menos esperar, estará cheia de dívidas impagáveis.
Para isso são importantes alguns aspectos:
1) Aprofundamento da vida de fé na Igreja. Crescer na oração, na escuta da Palavra de Deus e, sobretudo, a oração a dois.
2) Aprofundamento do significado do matrimônio e da família cristã. Dentro disso, destaco alguns tópicos que precisam ser conhecidos:
* O que é a liberdade de consentimento, sem o qual não pode acontecer o vínculo matrimonial;
* O que é e como acontece a unidade do casal;
* A importância e o significado da indissolubilidade matrimonial;
* A educação para a paternidade e a maternidade responsável;
* Estudo e aprendizado sobre aspectos da sexualidade conjugal respeitando a lei natural;
* Reflexão sobre a educação dos filhos.
3) Crescimento na imitação de Cristo como modelo a ser seguido: consciência de doação e renúncia de si. Deve haver um dinamismo sacramental, de maneira especial o sacramento da reconciliação e Eucaristia.
4) Ter consciência da missão própria da família nos campos educativo, social e eclesial.
5) Ser formado nos valores da dignidade da vida humana e da família. A mentalidade contraceptiva, a relativização do significado do amor humano, ideias feministas e machistas levam muitos noivos a entrarem no casamento com muitos valores deformados. É grave a necessidade de que eles sejam bem formados quanto a essas questões.
6) É importante que os noivos discutam questões práticas e fundamentais como o número de filhos que gostariam de ter (lembrando que um casal não aberto à vida não constitui um matrimônio valido), o trabalho da mulher diante das exigências do lar, as atividades religiosas e a educação dos filhos na fé e outras questões. Porém, também é importante ajustar questões aparentemente bobas, mas que podem ser causas de conflitos como a organização da casa, o relacionamento com a família do outro, comportamentos constrangedores, higiene e educação na vida íntima (coisas do dia a dia).
Tornar-se noivo não é firmar um compromisso quase indissolúvel. Por isso, a Igreja coloca o noivado fora da celebração da Santa Missa. O grande vínculo, indissolúvel, só será feito no matrimônio. Claro, é um passo a mais, uma maturidade maior no relacionamento, e isso implica compromisso. Porém, o grande compromisso do noivado é a preparação para o matrimônio, e este deve durar o tempo que for necessário para que o futuro casal esteja em condições de constituir uma nova igreja doméstica, uma família, uma casa de amor, que maravilhosamente anuncia a comunhão que existe na Trindade Santa.



Um relacionamento que vai mal é um relacionamento sem comunicação. Crie um tempo para que vocês possam se comunicar. Uma vez por semana durante o jantar em casa ou em um restaurante. Para quem é namorado, em momentos de distrações a dois. Façam mais coisas a dois, ao invés de em grupo. Faça isso regulamente! Fale de si, dos dois, deixe a outra pessoa também falar, ouça. Vocês precisam ser companheiros e não estranhos.
O especialista em relacionamentos Gregory Berns afirma que novidades e desafios são elementos cruciais da satisfação. 
É muito grande a chance de que assumindo um novo desafio juntos vocês aumentem ambos a satisfação e felicidade na relação. 
Então façam diferente! Inventem alguma coisa como andar de kart juntos, fazer uma aula de culinária ou de acrobacias circenses, vale tentar.

O homem e a mulher possuem natureza distintas e complementares. Os dois formam uma unidade. No casamento, o homem e a mulher são companheiros, sócios e amigos.

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha. Gênesis 2:24-25

O casamento proporciona momentos de imensa felicidade. Jeremias 7:34.

ORAÇÃO DE FELICIDADES


Senhor, permita-me ser feliz,
mesmo diante de minha
própria ignorância
e superando as condições
adversas em que renasci.
Deixa-me, enquanto busco
sair de meus equívocos,
sentir alegria e viver
com determinação,
confiante na Sua misericórdia.
Consinta-me,
enquanto ajudo meu próximo,
tão sofredor quanto eu,
perceber a vitalidade
nas coisas e a grandeza da Vida.
Incentiva-me a alcançar
a felicidade possível,
disseminando-a por onde passar,
a serviço do Seu infinito amor.
Permita-me continuar
dono de meu destino,
com a capacidade de administrar
minha liberdade,
a serviço da construção
de um mundo melhor.
Amém!

ORAÇÃO PARA UM LAR FELIZ


Senhor Jesus,
Tu viveste em uma família feliz.
Faze nesta casa
uma morada de Tua presença,
um lar quente e afortunado.
Venha a tranquilidade
para todos os seus membros,
a serenidade para nossos servos,
o controle para nossas línguas,
a saúde para nossos corpos.
Que os filhos sejam e
sintam-se amados e
se afastem deles para sempre
a ingratidão e o egoísmo.
Inunda, Senhor,
o coração dos pais de
paciência e de compreensão,
e de uma generosidade
sem limites.
Estende, Senhor Deus,
um toldo de amor
para abrigar e refrescar,
aquecer e amadurecer a
todos os filhos desta casa.
Amém.
COMO VAI TUA FAMILIA : II REIS: 4 : 25..26
O QUE É UMA FAMÍLIA ? GN. 12 – 1...3
UMA FAMÍLIA É UM CONJINTO DE PESSOAS DEBAICHO DO MESMO TÉTO.
1) PAI MÃE FILHOS
2) CONJUNTO DE PESSOAS PARENTES, INCLUINDO OS QUE
ESTIVEREM LIGADOS PELOS LAÇOS FAMILIARES...
3) NO SENTIDO RELIGIOSO, AS PESSOAS DA MESMA FÉ, A FAMILIA DE DEUS. EF. 2 – 19
LEMBRAMOS TAMBÉM QUE A BÊNÇÃO DA FAMILIA DE ABRAÃO AINDA PERMANECE PARA NÓS ...........GN. 12..3
A FAMILIA É A BASE-FUNDAMENTO DA SOCIEDADE, A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DO MUNDO.
A FAMILIA NACEU NA MENTE DO CRIADOR.
FOI DEUS QUEM PLANEJOU A FAMILIA, E COM TODO O CARINHO A CRIOU E ABENÇOOU.... GN. 1- 27._ 28
DEUS QUER QUE CADA FAMILIA SEJA ABENÇADA. GN.12 : 3
SATANÁS, OPOSTO A DEUS, DESDE O PRINCÍPIO VEM ATACANDO ESTA BASE DA SOCIEDADE, A FAMILIA GN. 3 :1_5
JESUS DISSE , O LADRÃO NÃO VEM SENÃO PARA ROUBAR MATAR E DESTUIR ......... ,JO.10 – 10
ASSIM, VEMOS FAMILIAS SE DESINTEGRANDO
E CASAIS SE TRAINDO.
EM NOSSO PAIS A FAMILIA ESTA EM GRANDE DECADÊNCIA.
CRIANÇAS INOCENTES, NÃO TÊM CULPA DE TEREM VINDO AO MUNDO,
SÃO AS QUE MAIS SOFREM MUITAS DELAS TOTALMENTE ABANDONADAS.
COMO VAI A TUA FAMILIA?
ABIBLIA FALA DE UMA CASA QUE AS COISAS IAN MAL:
ler. I CR. 7 – 23
JACÓ , VENDO TAMBÉM QUE A SUA FAMILIA NÃO IA BEM , RESOLVEU QUE SE CONSERTASSEM...Ler GN. 35 – 2_3
JOSUÉ, TAMBEM TEVE QUE TOMAR UMA DECISÃO FIRME COM A SUA CASA. JS. 24 – 15
CORNELIO, MESMO NÃO SENDO CRENTE, TINHA TEMOR DE DEUS EM SUA CASA......................................AT. 10 – 1 _ 2
MESMO NÃO CONHECENDO O EVANGELHO ERAM MAIS CRENTES DO QUE MUINTOS MEMBROS DA IGREJA.
O QUE FAZER PARA SER UMA FAMILIA ABENÇOADA
A ) BUSCAR A DEUS EM ORAÇÃO MT. 6 – 6 = 18 – 19
O PAI ( ESPOSO ) É O SACERDOTE DA FAMILIA..
(EXP. DE JÓ 1 – 5 )
É NECESSÁRIO LEVANTAR O ALTAR DA ORAÇÃO.
NOÉ APÓS SAIREM DA ARCA COM SUA FAMILIA ELE EDIFICOU UM ALTAR AO SENHOR.... GN. 8 – 18 _ 20
DEUS MANDA JÁCÓ A BETL LEVANTAR UM ALTAR
JACÓ CONVIDA SUA FAMILIA E TODOS OS QUE A ELE ACOMPANHAVA E SOBE A BETEL , EDIFICA ALI UM ALTAR AO SENHOR GN. 35 – 1..7
TENHA VOCE TAMBEM UM ALTAR DA ORAÇÃO COMO
DNIEL 6 – 10
É TEMPO DE BUSCARMOS A DEUS EM FAVOR NOSSOS FILHOS.
B ) SANTIFICAR A SUA CASA.
JACÓ CONVOCOU SUA FAMILIA PARA UMA SANTIFICAÇÃO.
GN. 35 – 2
SANTIFICAÇÃO SIGNIFICA; SEPARAÇÃO DO PECADO, E DE TUDO O QUE É ABOMINAVEL A DEUS, PORQUE DEUS É SANTO.
LV. 11 – 44
EM LEVITICOS 14 – 33.... LEMOS DA LEPRA NA CASA
A CASA TINHA QUE SER PURIFICADA, OU ATÉ DESTRUIDA.
LEPRA REPRESENTA O PECADO: PARA PURIFICAR LV.14 :52

O CEDRO REPRESENTA A................................. CRUZ
O SANGUE O...............................SANGUE DE CRISTO
A ÁGUA CORENTE A...................... PALAVRA DE DEUS
COMO ESTÁ A TUA CASA OU A TUA FAMILIA
SERÁ QUE NADA PODE IMPEDIR A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO?
SERÁ QUE DEUS PODE ENTRAR EM TUA CASA COMO ENTROU NA CASA DE CORNELIO. ATOS: 10 .1.. O ANJO DE DEUS O VISITOU.
A PERGUNTA QUE ELIZEU FEZ A VIUVA FOI DECLARA-ME O QUE TEMS EM CASA SUA RESPOSTA FOI
UM POUCO DE AZEITE

OBTENDO AS PROMESSAS DE DEUS SOBRE MINHA FAMÍLIA (GN. 12.1-9)



Deus é o Deus não somente de promessas, mas o Deus que cumpre com as promessas direcionadas aos seus filhos. As promessas de Deus são muito mais abrangentes do que a expectativa humana pode perscrutar. (Ef. 3.20).
Tendo em vista que os nossos caminhos não são os caminhos de Deus e os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus (Jer. 29.11), perdemos muitas vezes, a perspectiva de que Deus tem coisas maravilhosas e grandiosas para realizar na vida do seu povo eleito. As promessas de Deus superam todas as nossas expectativas.
Deus tem bons planos ao nosso respeito e por incrível que pareça, muitas das nossas expectativas são na realidade o que Deus realmente deseja fazer (...para vos dar o fim que desejais. Jer. 29.11).
Quando Deus fez a promessa à Abraão, Ele estendeu sua promessa à toda a sua descendência. Abraão sendo o patriarca da Fé, se transformou em amigo de Deus (Tg. 2.23), pois creu nessas promessas.
As promessas de Deus sobre a nossa família, se estende sobre toda a nossa posteridade, se atentarmos ao que a Palavra do Senhor nos diz. Abraão foi próspero, todas as famílias da terra se tornaram benditas e todas as nações são inseridas na promessa.
Toda a posteridade de Abraão foi alcançada através do pacto de Deus que se estendeu a todas as famílias que estão debaixo da promessa. Abraão obteve a promessa e sua família foi abençoada porque:
1) Obedeceu a Deus. (Gn. 12. 1-9). Deus chamou Abraão e lhe deu uma ordem. Abraão não questionou essa ordem e partiu com sua esposa Sarai para um lugar que ele não sabia onde era. Se você quer ver sua família abençoada, obedeça a Deus e não questione sua Palavra.
2) Edificou um Altar. (Gn. 12.8). Abraão decidiu transformar o local onde acampou na marca da presença de Deus, e por onde ele andava assim o fazia, como reverência à presença do Senhor. Ali ele Invocou o nome do Senhor, isto é, clamou pela sua presença e direção. Se você quer ver seu casamento, seus filhos, sua família no altar do Senhor, você precisa erigir um altar no seu lar, isto é, dedicar sua casa, sua vida ao Senhor. Todos os lugares que eram dedicados ao Senhor se transformavam em Beth (casa) – El (Deus): Casa de Deus. Dedique seu lar ao Senhor e que sua casa se transforme em Betel – Casa de Deus, e Ele se manifestará com poder e com graça abençoando sua família e sua posteridade.
3) Andou na direção de Deus. (Gn. 12.9). Abraão ia se deslocando pouco a pouco e acampando em determinados locais para descansar. Ele saiu de Harã, passou por Siquém, Ai, mas não parou em nenhum desses lugares. Seu alvo era a região do Neguebe. O Neguebe era uma das regiões mais prósperas e férteis dessa região. Deus o estava guiando para um lugar melhor e Abraão aceitou o direcionamento de Deus. Sua rota seguia sempre em direção ao Neguebe. As torrentes do Neguebe (Sl. 126.4) era o que restaurava as plantações e fertilizava a terra. Havia muita abundância de água nessa região. Se você quer ser abençoado por Deus, siga na direção Dele. Não se contente com Harã, não pare Siquém, e não sonhe com Ai. Deus tem uma Canaã para você e sua posteridade. Deus tem algo melhor e maior para você e sua família.
Creia, nas promessas de Deus, mas em nome de Jesus, seja íntimo de Deus (Tg. 2.23), Obedeça a Deus incondicionalmente, Edifique um altar ao Senhor na sua casa, e que sua casa se transforme em (Betel) Casa de Deus e Siga na direção de Deus, e você verá o cumprimento das promessas de Deus sobre sua vida e sobre sua família.



" A FALTA DE DEUS NO LAR"


Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Éden por inimigos mortais.
No mundo moderno, esse ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos já duvidarem da necessidade de constituir família.
Por trás de todo o ataque à família, está o inimigo de Deus e dos homens, Satanás.
E poucos sabem disso.
As famílias cristãs, quando verdadeiramente cristãs, são as que estão em melhores condições, espirituais e morais, de reagirem e vencerem os ataques diabólicos contra o lar.
Veremos agora alguns dos terríveis inimigos do lar e da família, e como combatê-los.
A falta de Deus é o inimigo número um do lar.
Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma atmosfera diferente, agradável e santa.
O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor.
Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família.
Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus.
Há harmonia entre todos.
Há louvores.
Há devoção sincera ao Senhor.
As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar e o lar é uma continuação da igreja.
Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas.
Não se louva a Deus, mas a criatura.
Não se ora, não se busca o Senhor.
A Bíblia, se existir, está escondida.
As músicas são profanas.
Não existe harmonia no casal nem nos filhos.
As coisas materiais estão em primeiro lugar.
Só se pensa em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversões e coisas mundanas, a casa é uma continuação do mundo.
É bom não esquecer o que diz o salmista:
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam"
(Sl 127.1).
Quando o Senhor edifica, as bases, as colunas, as paredes espirituais, os muros ficam fortalecidos pelo Supremo Arquiteto.
Mas os pais, para começarem com Deus e continuarem com Deus, precisam cumprir os seus deveres cristãos, como já foi dito antes.
Em resumo, para ter Deus no lar, é necessário:
Ter no lar uma vida de oração.
·Realizar o culto doméstico, adorando a Deus com a família.
Cultivar e estimular no lar a leitura da Bíblia Sagrada.
Levar a família, cedo, ao ambiente sadio da igreja. ·
Estar vigilante quanto às "astutas ciladas do Diabo" contra o lar.
Combater todas as formas de infiltração do materialismo ateu, seja por via da escola, dos meios de comunicação (tevê) ou de outras pessoas.
Levar a família a ocupar-se no serviço do Senhor.
"Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar."
(Is. 47:17)
A Família no plano de Deus
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam… Salmo 127.1
È Possível A palavra casa, neste verso não tem um significado físico, mas sim uma o de uma "casa–família", isto è, um lugar de comunhão, composto de vários membros, ligados por um relacionamento entre pais e filhos, marido e esposa. A presença de Deus, como construtor, no seio da família, è de real importância, porque não se pode haver uma felicidade duradoura sem uma ajuda constante de Deus. A prioridade absoluta afim que a "casa-família" possa no tempo, manter o amor, a unidade e a prosperidade, não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administra-la, mas sim do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus. Pode parecer impossível, porém esta è uma realidade: as vezes alguém quer que Deus opere em sua vida, sem que esta mesma operação seja extensiva à sua casa, mas, Deus quer abençoar-nos individualmente mas muito mais coletivamente. Vivemos em um mundo, onde o matrimonio não è considerado mais como instituição divina, e as pessoas vêm a família apenas como instituição social, com propósitos e finalidades egoístas e sem sérios compromissos, podendo iniciar e findar em qualquer tempo, esquecendo-se das profundas feridas que permanecerão abertas até o fim das vidas envolvidas. A família faz parte do plano de Deus para o homem. Deus formou a família no jardim do Éden e fez com que o primeiro casal tivesse alegria, e mais, o privilégio de gerar e criar filhos. O profeta Malaquias (2:15) reafirma um dos propósitos de Deus na família: a procriação de filhos piedosos que temem e obedecem ao Senhor. Através do Antigo Testamento, e de modo especial em Deuteronômio, Deus orienta seu povo a respeito de como os pais devem educar, instruir e guiar os seus filhos A família è uma das boas dádivas de Deus. A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra. Deus há fez assim. È possível! O segredo do sucesso è simples: obedecer a Deus e seguir as suas instruções.Não esquecendo do Sl. 119.105 "Lâmpada para os meus pés è a tua palavra, e luz para o meu caminho".
A família deve viver diariamente momentos de comunhão, proporcionando aos seus membros:
1° Formação física: através da convivência, dos bons exemplos, è que se desenvolve o corpo a personalidade e o caráter, harmoniosamente. A família alem de alimentar o corpo, deve alimentar também a alma.
2° Informação: Os valores morais e espirituais são passados aos filhos e estes lhes servem para o desenvolvimento da vida, valores que são eternos.
3° Dialogo: è essencial conversar sobre os ideais, sobre os anseios e tristezas, vitórias e alegrias, as experiências do dia a dia, vida escolar, profissional, o que se vê e o que se ouve, tem no lar o melhor ambiente para serem analisados, sempre com muito temor a Deus.
4° Troca de experiências: não só os filhos devem aprenderem com os pais, mas também os pais com os filhos as experiências vividas no dia a dia, selecionando-as, e aplicando-as para o bem estar de todos.
5° Momentos de lazer e recordações: a família precisa gozar juntos, dos momentos de passeios e recordações, de passagens familiares que não podem ser esquecidos, conservando assim a sua própria história.
6° Ensino sobre a fé: são momentos de comunhão com Deus, onde Ele è exaltado e o nome de Jesus è proclamado. Cânticos, orações e estudos bíblicos, em família, enriquece a todos.
Sabemos que muitas são as barreiras encontradas na vida familiar: o corre-corre do dia a dia, filhos abandonados ao seu próprio destino, desvalorização da convivência familiar, o egoísmo, a interferência da televisão e outros meios de comunicação, o consumimos, a perda dos conceitos divinos estabelecidos para a família, etc.
Mas, com tudo isto, nós, cristãos somos chamados a fazer do nosso lar, um lugar onde o Espírito Santo tenha a primazia em nossas vidas, e que todos os membros da família trabalhe pela felicidade um do outro, harmoniosamente, agradando a Deus e vivendo melhor, è possível!

O QUE E O LAR?
1-A Família, a base do lar
Gn 2.18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
2-O lar, a base da Sociedade
Mt 5.14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
O LAR COMO EXTENCAO DA IGREJA
1-O que significa o vocabulo Igreja?
Mt 1618 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
At 9.31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.
At 131 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
At 20.20 como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa, 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
1 Co 1.2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1 Co 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Hb 12.23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
2-O Lar, a extencao da Igreja.
At 12.12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
Rm 165 Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.
Ef 5.22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.

" UMA PALAVRA DE DEUS PARA O CASAMENTO!!! "


A união conjugal foi um projeto lindo e perfeito que DEUS criou!!!
Ele é Pai, e vendo o homem que estava só ele tratou da solidão do homem: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” Gn. 2:18
ao formar o casal Deus os colocou no jardim,
jardim, sinônimo de paz, alegria, tranquilidade, felicidade, amor, união etc..
O Casamentos deve se estabelecidos sobre a Rocha
O lar precisa ser edificado sobre a Rocha que é Cristo Jesus. "E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, contudo não caiu, porque estava fundamentada sobre a rocha.” Mt. 7:25
Vemos que o que faz diferença entre a casa que caiu e a casa que permaneceu não era a existência ou a ausência de tempestades, mas sim o alicerce. “Se o Senhor não edificam a casa; em vão trabalham os que a edificam.” Sl 127:1.
Mesmo a casa edificada sobre a rocha não está livre das lutas e adversidades da vida, mas mesmo quando elas vierem, a família deve permanecer firme em oração, pois elas passarão e a casa permanecerá inabalável, pois está edificada sobre a Rocha.
O casamento fracassa e adoece quando é direcionado fora da ordem de Deus, menosprezando a direção dada por Ele.
Quando algo não estiver dando certo, é preciso buscar ajuda. É melhor buscar soluções do que conviver com o erro.
Importante!!! Nosso lar deve ser um lugar de descanso, onde os corações angustiados achem refúgio contra os embates da vida, local de calor, amor, ternura, simpatia, compreensão e comunicação afetuosa entre pais e filhos.
O lar pode achar-se num palácio ou numa choupana, no pequeno apartamento de uma grande cidade, ou no cume de uma montanha.
E você, esposa, não passe a outra mulher (cunhada, filhos, empregada, irmã), a honra que seu marido lhe deu: o governo de sua casa. Devemos ser tementes a Deus, submissa ao nosso marido e só a ele. Aos outros, dispensamos respeito. Pai, mãe, sogra, filhos, Pastor, não mandam em sua casa. Nos filhos e empregada, quem manda é só você e seu marido.
O papel dado por Deus ao homem vai além do que muitos imaginam. Na verdade ele é o “rei do lar”. Além de ser este grande provedor que leva o alimento para o ceio da família e supre suas necessidades básicas. Ele é um canal de Deus para a sua família e como sacerdote, ele tem a função de apresentá-la a Deus e levá-la a conhecer os princípios bíblicos, proporcionar a comunhão com o Pai e o contato com Ele.
O homem que divide as funções domésticas com a mulher, não está “ajudando”. Se homens e mulheres trabalham fora, se ambos contribuem para o orçamento, se os filhos e a casa pertencem aos dois é justo que dividam entre si as tarefas domésticas, os cuidados e responsabilidades com os filhos.
A família é muito importante aos olhos de Deus, por isso, na Sua Palavra, encontramos conselhos para todas as situações dentro de um relacionamento familiar. Leia-a, informe-se, busque de Deus a solução para os problemas e a direção para cada atitude e decisão que tiver que tomar.
Todas as pessoas casadas desejam a felicidade em sua vida conjugal. No mundo, todos esperam que o casamento concretize a expressão “vivam felizes para sempre”. No entanto, para serem felizes, os casais devem observar três princípios básicos:
1. Buscar sempre a orientação bíblica;
2. Submeter-se ao poder do Espírito Santo, que os capacitará a obedecer os ensinamentos da Bíblia com relação aos seus problemas;
3. Adotar a atitude de fazer tudo o que a Palavra de Deus diz.
A cada um compete esta decisão.
A principal característica de uma família controlada pelo Espírito Santo é a obediência à Palavra de Deus. O Senhor Jesus afirmou: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam (Lc 11.28b). Medite em (Salmos 119.1 e 1 João 13.17)
Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos (Ef 5.22, 23).
O texto sagrado não sugere que a esposa seja inferior ou diferente do homem, mas sim que se encontra sob a autoridade do marido. Sendo esta a vontade de Deus, a Bíblia ensina que atitude da esposa com relação ao seu marido deve ser de consideração, respeito e submissão. Quando a Palavra de Deus se refere à submissão, não está sugerindo que a mulher seja reduzida à condição de escrava. Pelo contrário, a submissão da esposa lhe concede maior liberdade, uma vez que está obedecendo a lei de Deus e seguindo o caminho da justiça.
Em muitos meios cristão, no entanto, existe uma dúvida: Deve a mulher submeter-se a um marido não-crente? E até onde elas devem ser submissas?
Existem atualmente muitas mulheres crentes casadas com homens que ainda não aceitaram ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Portanto, este tipo de questionamento é muito importante.
Na primeira epístola do apóstolo Pedro, capítulo 3 e versos 1 e 2, a Palavra de Deus determina o seguinte: Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor.
Não é fácil ser um bom marido, mas se vamos fazer algo, façamos o melhor.
A família controlada pelo Espírito Santo deve sempre estar atenta para a Bíblia Sagrada, que é o manual divino que nos fornece instruções sobre como devem funcionar os relacionamentos familiares.
(...) porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela............ (Ef 5.23-25).
É desta forma que o marido devem tratar suas esposa: Amando-a como parte de si próprio.
desta mesma forma o bom marido também deve ser um bom pai, e um bom sacerdote do lar.
A função de sacerdote do homem tem sido negligenciada nos dias atuais. A Bíblia nos ensina no capítulo 5 de Efésios que o marido é para a esposa, assim como Cristo está para a igreja. Se Cristo é o nosso Sumo Sacerdote, então o marido é o sacerdote de sua casa. Sendo assim, cabe ao esposo a responsabilidade religiosa da sua família.



"Aquele que encontra uma esposa acha o bem e alcança a benevolência do Senhor". Provo 18:22

ORAÇÃO PARA A FAMÍLIA


Senhor, concedei a mim e família,
a graça de Vos buscar
antes de todas as coisas,
pois somente assim poderemos 
viver na unidade.
Vinde com Vosso Espírito sobre meu lar
e removei os problemas que existam.
Que ajamos como se tudo dependa de nós,
mas certos de que somente por Vossa graça,
mesmo em meio a sofrimentos,
permanecer na Vossa paz.
Que sejamos profundamente amigos,
ajudemo-nos mutuamente a crescer
na prática da fé e reavivemos sempre mais
o amor que selamos diante de Vós,
num compromisso sagrado e para sempre.
Dai-nos saber amar profundamente,
como amastes e amais Teu povo.
Que nos lembremos que o maior presente
que nossos filhos podem receber,
é o amor que exista entre nós, seus pais.
Vinde Senhor restaurai minha família
e as famílias do mundo inteiro.
Amém.

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:14-17

“Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem um levanta o companheiro: aí porém, do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Eclesiastes 4-9,10)

Se você verificar que o seu parceiro está a ficar no estado irracional de criança ou a ficar chateado, peça-lhe para o olhar nos seus olhos, mesmo que seja por breves momentos. Este pequeno exercício de direcionar a atenção para a presença dos dois, pode fazer com que se lembrem quem são, e o quanto gostam um do outro. Para alem disso, transmite uma indicação direta de sinceridade e objectividade.

‪‎A‬ ‎Chave‬ ‪‎para‬ ‪‎um‬ Casamento Feliz‬


“Conectar computadores é um trabalho. Conectar pessoas é uma arte.” (Eckart Wintzen)
A maneira como o casal se comunica determinará a qualidade da viagem conjugal. Antes de tudo, aprenda a se comunicar de maneira inteligente. É possível se comunicar sem que haja conexão saudável, mas é uma comunicação ineficiente que não aproxima as pessoas e nem promove a unidade da família. Se preocupar em praticar uma boa comunicação é fazer um investimento de tempo para se ter mais qualidade no relacionamento conjugal e familiar. Sendo assim, qual é a comunicação que leva o indivíduo a uma boa conexão? Podemos chamar de “comunicação inteligente”, tema tão bem elaborado por Tiago, bispo de Jerusalém. “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19 – grifo do autor). Este versículo é uma síntese do que significa comunicar-se de forma construtiva, inteligente.
Deus deu aos seres humanos “uma boca” e “dois ouvidos”, para no mínimo ouvirmos o dobro do que falamos. Isso é comunicação inteligente. Qualquer casal que deseje construir um relacionamento com muita qualidade, precisa desenvolver a arte do ouvir.
Falar de comunicação na convivência a dois é falar de proximidade, comunhão, intimidade. É através da comunicação que o casal procura desfrutar da companhia um do outro, em todos os aspectos possíveis. O texto de Eclesiastes é altamente recomendável quanto a isso: “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol” (Ec 9.9 – grifo do autor).
Não está escrito, briga a vida toda com a mulher que amas; digladie toda a vida com a mulher que amas; guerreia a vida contra a mulher que amas; perturba a vida da mulher que amas. Nada disso. A palavra é “goza”! O que se depreende da palavra gozar? Não se trata somente de sexo (orgasmo), mas de se viver de maneira espontânea e alegre; significa viver a plenitude da vida, viver “gozando a vida” segundo o que foi planejado por Deus.
A maneira como o casal se comunica determinará a qualidade da viagem conjugal.
Em uma viagem longa, feita por um grupo de pessoas, é um fator decisivo saber dialogar, conversar, se comunicar. Sabemos que se o processo de comunicação for comprometido por alguma razão, a viagem estará fadada a ser insuportável, provocando até a desistência de alguns. No casamento não é diferente. Leon Tolstoi, escritor e poeta russo, disse: “A palavra pode unir os homens, a palavra pode também separá-los, a palavra pode servir o amor como pode servir a amizade e o rancor. Livra-te da palavra que pode provocar o ódio”.
Para que o casal desenvolva uma comunicação que seja construtiva tornando a viagem conjugal uma experiência maravilhosa, é necessário atentar para alguns pontos importantes:
Primeiro. Construa um ambiente que facilite a comunicação no lar. É preciso bater novamente na tecla de que o casamento não vem pronto, se constrói. Lembre-se, a relação é bem edificada quando fundamentada num ambiente onde há bondade, confiança e abertura. Aprende-se melhor a praticar a arte da comunicação quando esta é aberta, honesta e sem agressões verbais ou físicas. O amor deve ser a motivação maior neste processo de construção do ambiente que favorece a comunicação. O Apóstolo Paulo, escreveu: “Sejam BONDOSOS e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Ef 4.32 – grifo do autor) Lembre-se, a bondade é o amor em ação. É o amor que me faz bondoso, e a bondade me faz agradável.
Três ingredientes principais da bondade:
Gentileza – Uma pessoa gentil é amável, atenciosa, cortês, delicada, educada e graciosa. Toda mulher espera ter ao lado um homem com esse perfil. Ninguém nasce com essa virtude de caráter, o homem e a mulher aprendem a ser gentis. Todos nós precisamos fazer um exercício diário para desenvolver essa qualidade que nos torna pessoas nobres. Você se considera uma pessoa gentil, dentro e fora do seu lar? Sempre digo nas minhas palestras, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Lembre-se, gentileza gera gentileza.
Prestabilidade – A melhor definição para prestativo, é: “prontidão para servir”. Gosto da frase que diz, “quem não serve, não serve”. O casamento ganha muito em qualidade, quando marido e mulher tem um coração servil. Se os casais soubessem que servimos bem a Deus, quando servimos bem ao próximo, teriam menos conflitos em casa e viveriam bem melhor.
O pastor norte americano, Martin Luther King, disse: “Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor.” Você é uma pessoa sempre pronta para servir dentro e fora do ambiente da sua casa?
Iniciativa – As pessoas bondosas, sempre fazem a diferença onde quer que estejam ou atuem, porque elas são proativas. Elas não esperam serem solicitadas, elas fazem o que tem que ser feito, vão sempre além da obrigação. Conheço esposas e maridos que vivem uma “vida conjugal pequena”, porque só fazem aquilo que é obrigação, nada mais. Casais inteligentes sempre estão prontos para agir em favor do casamento, fazendo com excelência aquilo que não foi pedido, mas que é necessário ser feito.
É interessante como comprometimento e iniciativa são como duas asas de um avião. Toda pessoa comprometida tem iniciativa própria em favor daquilo com o qual está comprometido. Podemos dizer que a minha iniciativa demonstra o nível do meu comprometimento. É impossível amar e não estar comprometido, porque o amor automaticamente nos compromete. Quem ama é bondoso e pessoas bondosas tem iniciativa em favor do bem estar da pessoa amada. Lembre-se, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.
A pessoa bondosa é nutridora, por isso sua ausência provoca saudades. Responda com honestidade: Você faz falta? A sua ausência provoca saudade, ou alivio nas pessoas? É bom voltar para casa por sua causa? A nossa resposta a estas perguntas, pode revelar onde é necessário melhorarmos.
Alguns cuidados requer atenção e paciência, senão os problemas vão aparecer. Algumas dicas especialmente para os maridos serão apresentados, nas seguintes situações:
1. No período que antecede e precede o nascimento de um filho. Ame-os e dê apoio a esposa e procure sempre buscar e orar a Deus, nestas e outras situações.
2. No período menstrual da esposa. Nesta fase ajude-a sempre e com muito amor, pois seus comportamentos alteram.
3. Num problema fisiológico da esposa (que deve ser tratado). Há necessidade de um mútuo consentimento na abstenção sexual. I Co. 7:5, 6.
A falta de respeito desvaloriza o ser humano na sua essência. Os complexos de inferioridade surgem, por causa da autoestima afetada pela falta de respeito. Quando falta respeito num relacionamento, faltou tudo. O respeito, na sua essência começa quando reconheço a personalidade de cada pessoa e observo mais as suas qualidades do que os seus defeitos. A ambiguidade está latente em cada ser humano. Temos que aprender a viver com a incoerência do outro. O respeito começa por ai. Quem sabe você reclama que te respeitem por causa da falta de respeito que você emite. O resumo feito por Paulo das responsabilidades do esposo e da esposa em Efésios 5:33 revela que a submissão da esposa envolve respeito ao seu esposo. Do mesmo modo, o esposo não deverá tratar sua esposa como inferior a ele porque ela voluntariamente aceitou uma posição de submissão (1 Pedro 3:7). Em vez disso, ele deverá tratá-la com dignidade e consideração. Ele não deve diminuí-la nem tratá-la com aspereza ou amargura simplesmente porque Deus lhe deu autoridade na família (Colossenses 3:19). Ajude seu amor a solucionar seus problemas e peça a Deus que te dê sabedoria para lhe dar com estes problemas.
Assim como o perdão de Deus para o homem é peça fundamental no plano da redenção, a disciplina do perdão deve estar bem no centro de nosso viver cristão. A verdade é que não temos problemas com o conceito, é fácil falar sobre o perdão. Praticar é que é difícil, já que nossos referenciais e padrões de justiça são muito diferentes dos de Deus. É comum guardarmos ressentimentos justificáveis, ou seja, segundo nossa ótica humana falha, estamos "cobertos de razão" em não perdoar, pois o que fizeram conosco é "imperdoável". Em outras ocasiões ficamos procurando sinais verdadeiros de arrependimento nas pessoas para que então possamos "do alto da nossa magnificência", liberar o perdão para elas. Frequentemente relembramos aos outros da necessidade de arrependimento antes que lhes perdoemos. Desse modo muitas vezes somos farisaicos e rápidos em achar faltas, mas tardios em reconhecer que também somos falhos, também precisamos ser perdoados, e só somos o que somos porque um dia Deus nos perdoou através do sacrifício de Jesus Cristo. Reconhecer que você também erra é um ótimo começo para começar a perdoar. Entenda que o perdão é uma questão de decisão e não um sentimento. Você não precisa primeiro apagar a mágoa que sente da pessoa para perdoá-la, o que precisa é decidir perdoá-la, pois a mágoa sairá de seu coração assim que você liberar o perdão.
Ser companheiro é mais profundo que você pode imaginar. É mais do que estar ao lado fisicamente. O próprio significado de companheiro no dicionário já dará uma visão melhor do que é ser isso. Companheiro: 1. Aquele que participa da vida ou das ocupações de outrem. 2. Colega, camarada. 3. Aquele que acompanha alguém. 4. Intimidade. 5. Solidariedade. Hoje em dia os casais estão muito individualistas. O marido de um lado, fazendo o seu trabalho e a esposa do outro com suas ocupações. Muitos desses nem ficam a par das dificuldades que um e outro estão enfrentando. Casais que pouco se conhecem, quase não conversam e as poucas são superficiais. Falta companheirismo. Quero deixar bem claro a você que não existe casamento realmente sem companheirismo. Para ser um real companheiro do seu cônjuge você precisa ter e seguir alguns desses pontos: 1 - Ter um coração limpo para com ele ou ela. Você nunca será um companheiro de seu parceiro se você tem mágoas dele ( a ). Pois esse sentimento o(a) afastará dele (a). Fará você criar barreiras, impedimentos para a aproximação. E não existe companheirismo à distância. Se você não tem um coração perdoador, vocês não serão companheiros um do outro, por que sempre que um espinho dele (a) lhe furar você se afastará. Não consegue suportar as falhas e perdoar sempre seu marido ou esposa. Por isso, perdoe e perdoe sempre. Deus age assim com você. 2 - Aceite-o (a). Aceite-o (a) como ele (a) é. Não significa que você não buscará em oração e conselhos o aperfeiçoamento dele (a). Mas, esse aperfeiçoamento leva tempo e até o Senhor voltar ou ele (a) partir vocês dois estarão se purificando. Ele não é perfeito, mas, você também não o é. 3 - Participar da vida dele (a). Você precisa se interessar em primeiro lugar pelos interesses dele (a), pela vida dele (a). E depois de se interessar você precisa auxiliá-lo, ajuda-lo, se envolver, estar presente e ciente das atividades dele (a). Estar junto, além de fisicamente, mas, dando opiniões

"Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento;" Lucas 20:34

O homem e a mulher possuem natureza distintas e complementares. Os dois formam uma unidade. No casamento, o homem e a mulher são companheiros, sócios e amigos. Conhecer bem as características do sexo oposto é a condição indispensável para se viver harmoniosamente. É também necessário que cada qual conheça bem os traços inerentes ao homem e à mulher.

Esta dica é para aqueles que possuem problemas de comunicação entre o casal e oferecer uma solução. Suponhamos que sua mulher esteja escolhendo qual sapato usar e lhe pergunta "qual ficaria melhor, azul ou dourado?" É importante que o homem não responda. Em vez disso ele deve rebater perguntando “Qual deles você escolheu, querida?” A maioria das mulheres é apanhada de surpresa por essa atitude, já que os homens costumam dar sua opinião. Provavelmente ela responderá com tom duvidoso “Bem, eu estava pensando em usar o dourado...”. Na verdade, ela já escolheu e não precisa de uma segunda opinião. Neste caso o homem deverá responder com outra pergunta “E por que o dourado?” Então é provável que ela responderá “Porque o cinto é dourado e o vestido tem uns desenhos dourados”. O homem esperto então dirá “Uau! Muito bom! Você vai ficar linda! Tenho certeza que vai ser uma noite maravilhosa!” Na verdade, a mulher estava pensando alto e só queria a confirmação de que estaria bem.

“Aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea.” — Mateus 19:4

O que diz a Bíblia sobre o casamento?

Resposta: A instituição divina do casamento está registrada em Gênesis. “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:23-24). Deus criou o homem e depois fez a mulher do “osso de seu osso”. O processo, como registrado, nos diz que Deus tomou uma das “costelas” de Adão (Gênesis 2:21-22). A palavra hebraica literalmente significa “o lado de uma pessoa”. Por isto, Eva foi tomada do “lado” de Adão e é a seu lado que deve ficar. “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea” (Gênesis 2:20). As palavras “ajudadora idônea” são a mesma palavra hebraica. A palavra é “ezer” e vem de uma palavra-raiz primitiva que significa ficar à volta, proteger ou auxiliar, ajudar, ajudador, assistir. Por tal razão, significa ajudar, assistir ou auxiliar. Eva foi criada para ficar ao lado de Adão como sua “outra metade”, para ser seu auxílio e sua ajuda. Um homem e uma mulher, quando se casam, se tornam “uma só carne”. O Novo Testamento adiciona um aviso a esta “unidade”: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). Há várias epístolas escritas pelo Apóstolo Paulo que falam de assuntos que governam uma visão bíblica do casamento e como os cristãos nascidos de novo devem agir dentro de seu relacionamento de casados. Encontramos uma destas passagens em I Coríntios capítulo 7 e outra em Efésios 5:22-33. Quando estudadas juntas, estas duas passagens dão ao crente princípios bíblicos que podem ser usados para formar uma estrutura para que Deus se agrade do relacionamento no casamento. A passagem de Efésios é especialmente profunda em sua magnitude em referência ao casamento bíblico bem sucedido. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:22-23). “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28-29). “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne” (Efésios 5:31). Quando estes princípios são escolhidos pelo marido e esposa, em harmonia com seus relacionamentos como crentes nascidos de novo, tem-se um casamento bíblico. Este não é um relacionamento assimétrico, mas um relacionamento que está em equilíbrio com o conceito de Cristo como cabeça do homem e mulher. Por esta razão, o conceito bíblico de casamento é o de unidade entre dois indivíduos, unidade que é uma representação da unidade do relacionamento de Cristo com Sua igreja.

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." Efésios 5:31

Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, Efésios 5:28-29

Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela Efésios 5:25

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:25-32

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Mateus 19:6

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Provérbios 18:22

Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15

#‎BíbliaSagrada‬ - Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".